O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizaram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das artes) no dia 13/09/2023.

Participaram do evento 90 pessoas, entre elas membros do conselho, servidores públicos, representantes da sociedade civil e autoridades, como o prefeito Dr. Wilsinho, a primeira-dama Symone Pires e o vereador Acácio Tobias.

O objetivo do evento foi discutir e criar propostas para o município para aplicação dos direitos das pessoas com deficiência. Entre as pautas, a implantação de uma Secretaria da Pessoa com Deficiência, continuidade do professor auxiliar nas escolas, melhorias de acessibilidade arquitetônica e também a acessibilidade comunicacional com, pelo menos, uma pessoa que se comunique em libras nos órgãos públicos.

A Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Symone Pires, afirmou que todas as pautas devem ser colocadas em prática e quando falou da criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência foi muito aplaudida. “Nós temos que olhar para pessoas com deficiência de nosso município, já que 10% da população tem algum tipo de deficiência, por isso a criação de uma secretaria voltada para essas pessoas mostra como estamos atentos em promover um pouco de bem-estar pra quem é PCD”, concluiu.

Para o prefeito Dr. Wilsinho, a administração vai trabalhar cada vez mais para melhorar a acessibilidade e também dar dignidade à pessoa com deficiência. “Estamos no caminho certo e, com certeza, vamos ter muitas conquistas para essas pessoas que precisam de atenção especial, vamos cada vez mais trabalhar para promover bem-estar para as pessoas com deficiência”, afirmou o prefeito.


Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de Sertãozinho no link: https://www.sertaozinho.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/10826/sertaozinho-sediou-hoje-a-1-conferencia-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia/

Autor: Ronaldo Oliveira - Departamento de Comunicação PMS